Mais um texto citando Maingueneau

Giovanna CSilva
2 min readJan 3, 2021

--

Já deu pra notar que a linha francesa de Análise do Discurso desenvolvida por Dominique Maingueneau tem sido muito utilizada por aqui. Deixo registrado para próximos textos a tentativa futura de citar não somente linguistas homens brancos europeus.

Após essa observação, trago aqui os conceitos importantes da cena de enunciação. Dividida em três conceitos: cena englobante, cena genérica e cenografia. E já cumprindo meu adendo inicial vamos a citação de uma mulher linguista!

A cena da enunciação é, ao mesmo tempo, a fundação ou a atualização de um já dito e a legitimação, a validação daquilo que funda ou atualiza: todo discurso pretende convencer fazendo reconhecer a cena de enunciação que ele impõe e por intermédio da qual se legitima; entende-se por isso que o dito e o dizer se sustentam reciprocamente. Luciana Salgado (2008).

A cena englobante é relacionada ao tempo e ao espaço correspondente a capacidade de determinação de qual tipo de discurso certo texto pertence. Existem diversos tipos de discurso, como: discurso político, poético, publicitário, filosófico, entre outros.

Já a cena genérica, está ligada a uma instituição discursiva referindo-se aos gêneros do discurso em que cada gênero define seu papel.

A cenografia não é simplesmente um quadro, um cenário, como se o discurso 322 aparecesse inesperadamente no interior de um espaço já construído e independente dele: é a enunciação que, ao se desenvolver, esforça-se para constituir progressivamente o seu próprio dispositivo de fala (MAINGUENEAU, 2008, p. 87).

https://www.instagram.com/p/CJPDzf-Hlbm/

--

--

Giovanna CSilva

Nessa jornada como linguista, registro um pouco da minha mente barulhenta enquanto politizo textos.