Onde estão as moedas? Proposta de uma reedição inclusiva

Giovanna CSilva
3 min readDec 13, 2020

--

O que é um objeto editorial?

Segundo a definição da professora Doutora Luciana Salazar Salgado, na disciplina “Discurso literário: criação, edição e consumo”, oferecida pela UFSCar.

Objetos editoriais são objetos técnicos que supõem uma cadeia criativa e uma cadeia produtiva, nas quais técnicas e normas são administradas por diferentes atores, com vistas à formalização material de uma síntese de valor sígnico, que enseja uma circulação pública, apontando para uma autoria.

Foto autoral.

Por que da escolha deste objeto editorial?

O livro “Onde estão as moedas?” de Joan Garriga Bacardí foi uma recomendação de minha terapeuta. Do tipo de livro em que se lê e relê inúmeras vezes e sempre será uma nova leitura com reflexões únicas.

O título

O título “Onde estão as moedas?”, eu não modificaria, pois acredito que é instigante para quem lê.

O Subtítulo

“As chaves do vínculo entre pais e filhos”. Há algumas problemáticas que poderiam ser modificadas incluindo não somente a referência ao masculino, mas também o feminino e até uma linguagem neutra.

Acredito que muitas pessoas foram criadas por avós, avôs, mãe solo, pai solo, dois pais, duas mães, estruturas diferentes da família tradicional, como em “Anne with an E” que a personagem principal é adotada por uma senhora e um senhor, os quais são irmãos.

Com essas mudanças, um subtítulo que abarcasse diversas estruturas de família, mais pessoas se sentiriam representadas.

A capa

Sobre a capa, acredito que poderia ser mais chamativa mesmo que o livro seja curto, é denso em conteúdos e reflexões extremamente ricas e essenciais para compreender propósitos de vida e ancestralidade.

Os desenhos poderiam ser mais bem elaborados com menos aspectos que remetessem à binariedade de gênero e com características com mais personalidades, afim de abarcar e atrair um maior público.

Contra capa

A estrutura do texto da contra capa poderia ser reestruturada com trechos com letras de fonte maiores e outros trechos com fontes menores, afim de tornar mais dinâmica o passear dos olhos para quem vê pela primeira vez.

O primeiro parágrafo da contra capa poderia ser reescrito afim de se tornar mais interessante, por meio de uma linguagem mais persuasiva e descomplicada.

Foto autoral.

Proposta de reedição

Uma áudio descrição do livro, da capa e descrição de imagens do livro seria essencial para a acessibilidade de uma obra tão importante para o autoconhecimento.

Proposta de descrição de imagem

Capa cor amarelo-claro, na parte superior está o nome do autor “Joan Garriga Bacardí” escrito em azul marinho, abaixo em cor preta o título “Onde estão as moedas?” a diante abaixo o subtítulo “As chaves do vínculo entre pais e filhos” em azul marinho assim como o nome do autor.

No centro inferior está o nome da Editora “Saberes” com seu logo na cor bordô, ao lado direito e no canto inferior direito está escrito “5ª edição”.

Há 8 quadros pequenos de diferentes formas, com diferentes desenhos remetendo a pessoas.

No canto inferior esquerdo, há um desenho de aparentemente como a sociedade leria seria um homem, com três fio de cabelo, sorrindo, usando uma camisa e gravata, acenando com a mão esquerda.

--

--

Giovanna CSilva

Nessa jornada como linguista, registro um pouco da minha mente barulhenta enquanto politizo textos.